terça-feira, 4 de outubro de 2011

Istambul


Uma das coisas que mais adoro nas viagens é a possibilidade de visitar locais que marcaram a História. Durante anos li e ouvi os meus professores falarem em Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, e no passado mês de Junho conhecia-a in loco.

A experiência foi única e são muitos os aspectos que contribuíram para guardar na memória a cidade que outrora foi capital dos impérios bizantino e otomano. A influência de povos, culturas e religiões que por lá passaram são evidentes em cada praça e nas ruas mais insuspeitas.

Ao chegarmos a solo turco há dois aspectos que saltam à vista do visitante: primeiro a grande quantidade de minaretes existentes e que assinalam a presença de mesquitas (número que aumenta à medida que nos dirigimos para o centro da cidade) e, em segundo lugar, as bandeiras turcas que se elevam aos céus em promontórios estrategicamente colocados.

A simpatia da população é uma constante e, ao contrário da ideia pré-concebida que levava, não são (muito) chatos na hora de comercializar. Para o turco tudo é negócio: começa a chover vendem-se chapéus de chuva, à entrada da universidade uma banca vende material escolar, na praça milho para os pombos, no Grande Bazar transporta-se uma balança para que os clientes se pesem...

Para o habitante de Istambul, Portugal é futebol. Esqueçam os Descobrimentos, Camões, Pessoa, Saramago e Amália. O que está a dar é José Mourinho, Cristiano Ronaldo e Figo. Agora há também os jogadores portugueses que actuam no Besiktas: Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Manuel Fernandes e Bebé (na altura ainda o treinador Carvalhal não tinha chegado).

Estive junto ao estádio do Besiktas não para procurar nenhum compatriota, mas para visitar o Palácio Dolmabahçe (opulência ao estilo de Versalhes). É apenas um dos locais de visita obrigatória para quem viaja até Istambul.

No entanto, há mais, muito mais, por onde se perder. Na Praça de Sultanahmet está a Mesquita Azul e a Hagia Sofia, há também o Palácio de Topkapi (antiga residência dos sultões), a Cisterna da Basílica (sustentada por mais de 330 colunas com mais de 8 metros de altura) e os Bazares (o Grande, do Livro e o das Especiarias, também conhecido por Egípcio).

Não sei se o ditado "uma imagem vale mais do que mil palavras" é apropriado. Ainda assim, aqui ficam algumas fotos da nossa viagem a Istambul.



Mustafá Kemal Atatürk, fundador da República da Turquia, numa bandeira no Grande Bazar


Os minaretes são uma presença constante em Istambul


A Mesquita Azul deve o seu nome aos azulejos azuis de Iznik do seu interior


Não foram os 60 metros de altura que me dissuadiram de subir à Torre Gálata, mas a fila de espera



Hagia Sofia tem mais 1400 anos. Foi igreja, mesquita e hoje é Museu. Fabuloso!


O Obelisco Egípcio fica no local onde outrora se situava o Hipódromo


Vista do Corno de Ouro a partir do Palácio de Topkapi


A Ponte de Gálata com a colina de Beyoglu em pano de fundo


À pesca em Istambul


Pormenor do Grande Bazar


À porta da universidade... há uma papelaria


Dê cá uma moeda, suba para a balança e... faça dieta



Um turco simpático a vender, literalmente, o seu peixe



Happy couple at Topkapi Palace


O lugar do sultão na Sala do Trono no Palácio de Topkapi



Cisterna da Basílica. Pormenor de uma coluna sustentada por uma cabeça de Medusa


Passeio no Bósforo com vista para a Fortaleza da Europa


Entrada para o pátio que dá acesso à escondida Igreja de São Pedro e São Paulo


Junto ao Palácio de Dolmabahçe fiquei corado!


Fashion moment numa rua de Istambul

Mulher fotografa criança nos jardins do Palácio de Topkapi


Também tivemos direito ao nosso momento kitsch à beira-Bósforo


Chá? Aprovado. Café? Nop.



1 comentário:

Vanessa disse...

Quanto leio e vejo mais invejosa fico, confesso!!! Beijos.