quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As Serviçais


Viola Davis é uma d' As Serviçais

Nunca é de mais lembrar histórias que mostram o pior da natureza humana. "The Help - As Serviçais", filme de Tate Taylor, baseado na obra de Kathryn Stockett, revela-nos estórias de segregação racial nos Estados Unidos na década de 60. O ponto de vista é o das empregadas negras que serviam em casas de famílias brancas em Jackson, Mississippi.
Apesar da coragem da jovem jornalista ao desafiar as regras instituídas num estado profundamente conservador, ainda que de forma anónima, as verdadeiras heroínas de "As Serviçais" são as mulheres negras que suportam as discriminações e humilhações constantes das patroas.
Num filme de reconstituição histórica irrepreensível, quem mais brilha são (claro) as serviçais protagonistas. Viola Davis encarna Aibileen com a mesma excelência evidenciada em "Dúvida", e Octavia Spencer é a irreverente e desbocada Minny. Não duvido que ambas vão figurar entre as nomeadas a várias listas de prémios.
Apesar de desequilibrado nalguns aspectos (várias questões ficam sem resposta e alguns focos de contextualização parecem-me desnecessários), o filme é bom. Por isso, não hesito em recomendá-lo.

1 comentário:

Vanessa disse...

Mais um que não irei ver...isto está bonito, está!! :(