quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ascendi


Depois de passar esta manhã 55 minutos de espera nos Correios para levantar uma carta registada (valeu-me a companhia do livro mencionado no post anterior), fiquei a saber que passei por uma portagem e não paguei! Será que as portagens agora são invisíveis e passei por uma sem dar por isso? Parece que sim.
A Ascendi, empresa responsável pelas portagens electrónicas de algumas vias de comunicação de norte a sul do país, notificou-me que devo liquidar 2,29 euros relativos à falta de pagamento da taxa de portagem.
Estreante nestas coisas, ainda pensei que se tratasse de um qualquer engano causado por trocas de matrículas ou coisa do género. Nada disso. Acontece que no dia 17 de Julho, pelas 14h25, passei junto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e não paguei 0,20 euros de portagem. É verdade, nesse dia, por essa altura, depois de uma curta visita a Vila do Conde, passei por essa zona, pelo que não coloco por um instante em causa o facto de lá ter circulado.
Como estou habituado a parar para pagar portagem sempre que as encontro (não, não tenho Via Verde), estranhei - e desconhecia, confesso - que existia este sistema do "passe agora, pague depois" captado por câmaras de vigilância. Nem vou discutir o porquê de não terem colocado umas portagens à séria na estrada. Acredito que não deve dar jeito porque dessa forma estar-se-ia a dar emprego a mais umas dezenas ou centenas de pessoas e isso não convém porque essas verbas dão para pagar vencimentos régios aos administradoras das ditas empresas.
O que mais me incomoda nisto tudo (se clicarem na foto verão do que estou a falar) é acrescentarem 2,09 euros aos 20 cêntimos que teria de pagar pela portagem para "custos administrativos". Imagino a quantidade de pessoas, na ordem dos milhares, seguramente, que são contemplados na caixa de correio - quais postais de boas festas - com estes presentes.
A Ascendi deve ter razão: o infractor sou eu, logo compete-me arcar com as despesas. Enfim, deixa-me lá ir ao multibanco pagar isto senão, avisam-me na notificação, serão aplicadas coimas num prazo de 15 dias úteis.

Sem comentários: