terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Argo fuck yourself


Ben Affleck protagoniza, realiza e produz "Argo"

Quando se fala em Ben Affleck lembro-me de imediato do momento em que, ao lado do amigo Matt Damon, recebeu, em 1998 (com 25 anos), o Oscar de melhor argumento original por "O Bom Rebelde".
Quando se fala em Ben Affleck lembro-me de alguns filmes de qualidade duvidosa (estou a ser simpático) que protagonizou. O ano de 2003 comprova amplamente esse facto. Foi Daredevil em "Demolidor - O Homem Sem Medo" e contracenou com Jennifer Lopez em "Gigli" (não vi, mas quem o fez diz que é mesmo bera). Antes de terminar 2003, Affleck ainda participou em - o título diz tudo sobre um annus horribilis - "Pago para Esquecer" (não duvido).
Felizmente, em tempos mais recentes, Ben Affleck mostrou que depois da tempestade pode, de facto, surgir a bonança. Em 2007 e 2010, respectivamente, foi responsável pelo argumento e realização de dois filmes de que muito gostei: "Vista pela Última Vez..." e "A Cidade".

O talento de Ben Affleck, que durante vários anos pareceu irremediavelmente perdido, renasceu e assume agora o papel de criador talentoso. "Argo" é o nome do seu mais recente filme. Está actualmente em cartaz e não hesito em recomendá-lo.
Baseado em factos verídicos, ocorridos em 1979, o filme começa com a invasão da Embaixada dos Estados Unidos em Teerão por militares iranianos que o fazem por retaliação ao apoio norte-americano ao recém-deposto Xá. Seis pessoas conseguem escapar à captura. Durante quase duas horas assistimos à elaboração de um plano inesperado - entrar no Irão como uma equipa de filmagens canadiana - que tem como objectivo retirar os diplomatas sãos e salvos do país.
Ben Affleck protagoniza, realiza e produz "Argo" e, tal como aconteceu em "A Cidade", é muito bom no desempenho das suas funções. Do elenco fazem também parte, entre outros, os excelentes Alan Arkin e John Goodman. A banda sonora é de Alexandre Desplat e a fotografia está a cargo de Rodrigo Prieto, habitual colaborador de Alejandro González Iñárritu.

Sem comentários: