terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Les Mis


A mais recente versão de "Os Miseráveis", de Tom Hooper, é um bocado xaropada, mas, ainda assim, vale a pena - sobretudo se for à segunda-feira, que o bilhete é mais económico - a ida ao cinema.
No filme, baseado no musical de Alain Boublil e Claude-Michel Schönberg, adaptado da obra homónima escrita em 1862 pelo francês Victor Hugo, canta-se, como era de esperar, do princípio ao fim durante duas horas e meia.
À excepção de Russel Crowe, que interpreta o inspector Javert, todo o elenco dá conta do recado na hora de abrir a goela. Pior do que o "Gladiador" recordo-me apenas, em tempos recentes, do Pierce "Bond" Brosnan em "Mamma Mia!".
"Os Miseráveis", que está nomeado para oito Óscares e ganhou ontem três Globos de Ouro (melhor filme, actor principal e actriz secundária), faz uma reconstituição histórica excelente do pós-Revolução Francesa, mas, por qualquer motivo, não me conquistou.
No século passado, recordo-me de ter ido à Academia Almadense ver a versão de Bille August, de 1998, com Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman e Claire Danes, e de ter saído da sala mais convencido do que hoje.
Não se pense com isto que não existem momentos maravilhosos no filme de Tom Hooper, que em 2010 realizou o premiadíssimo "O Discurso do Rei". Sem dúvida que os há. Apesar do trabalho competente de Hugh Jackman como Jean Valjean e dos cómicos Sacha Baron Cohen ou Helena Bonham Carter, como casal Thénardier, são outros dois actores super talentosos que brilham com maior intensidade.

Aposto que o Óscar de melhor actriz secundária vai para Anne Hathaway

Eddie Redmayne - o Jack de "Os Pilares da Terra" - tem cá um vozeirão


PS - Esclareço que não tenho qualquer preconceito em relação a musicais. Em Londres fui ao West End e, quando um dia for a Nova Iorque, irei, certamente, à Broadway.

2 comentários:

Bruno Martins disse...

Em West End vi o Fantasma da Ópera protagonizado por Sofia Escobar, uma portuguesa que dá cartas nos musicais em Londres! Adorei! Visye qual lá? Tb passei no teatro que tinhas os Miseráveis, mas... não tinha a Sofia. ehehe

Ainda não vi esta versão... está, certamente, na calha.

Mas, note-se, eu sou obcecado por musicais... :D

PS.: bom texto, como sempre.

Ab

BM

Ricardo disse...

Eu também gosto de musicais!
Em West End vi "Chicago" e gostei muito :)
Se dúvida que a presença da lusa Sofia Escobar é um argumento de peso na altura de decidir qual dos espectáculos ver ;)
Abraço,
R