sábado, 13 de julho de 2013

Suíça



Nota prévia: Já lá vão umas semanitas sem pôr nada aqui no estaminé. A responsabilidade da ausência não é minha, mas do calor e da preguiça (essa malandra).

O país historicamente conhecido pela neutralidade não me deixou nada indiferente. Ao contrário de viagens anteriores, em termos de envolvência, não são as imagens de monumentos, praças e ruas que mais retenho na memória, mas os cenários naturais. Apesar de ter visitado cidades como Genebra e Berna, a base estava montada no cantão de Valais, bem junto aos Alpes e aí o panorama é extraordinário.

Em Junho, com temperaturas muitas vezes acima dos 30 graus, não houve um único dia em que não tivesse visto neve. Houve um dia até, já em território francês, em que pude, pela primeira vez na minha vida, tocar-lhe. Há quem passe uma vida inteira sem ver o mar, eu estive mais de 35 anos sem pisar, tocar e sentir a neve. Demorei, é certo, mas, quando aconteceu, fi-lo em grande estilo com vista para a gaulesa Chamonix e para o Monte Branco.

Uma das grandes vantagens de estar num país com uma localização geográfica central é o facto de no mesmo dia podermos visitar vários países. Por esse motivo, não foi só a minha estreia na neve em território francês. Apesar de ter sido apenas durante uma tarde cumpri o sonho de ir a Itália. Claro que Aosta não é Roma nem Florença, mas adorei cada um dos minutos em que calcorreámos as ruas da cidade. Ah, e os gelados são excelentes e baratos!

Sabíamos que estas iam ser umas férias diferentes de todas as que já tivemos. Conciliámos momentos de lazer com a família - o meu irmão emigrou para a Suíça em 2008 - e a experiência foi maravilhosa. Os momentos que vão perdurar são aqueles em que estivemos ao lado da Matilde, do Martim, do meu mano e da minha cunhada. O Pedro e a Cláudia foram muito mais que nossos anfitriões e por tudo isso estou-lhes muito agradecido.

Não vos enfado mais com palavras e passo agora a partilhar algumas das imagens captadas durante os dias em que estivemos na Suíça (como já deu para perceber França e Itália também fizeram parte do roteiro).


Só para não existirem dúvidas sobre o país em que estava


Castelo de Tourbillon, Sion


Nós na capital do Valais, Sion


"Volto já" helvético


Criancices no parque infantil de Les Îles


Mais brincadeiras no parque. Iupi!


Verde imenso


Banhoca na montanha. Piscina de Marécottes


Acham que o rapaz respeitou os avisos?


Ponte em Martigny


Chamonix, França


Nós em Brévent depois de subirmos de teleféricos (sim, foram dois) a 2525 metros de altitude


A minha primeira experiência na neve


Depois da brincadeira e de momentos inesquecíveis, toca a regressar a Chamonix


Aosta. Já posso dizer que estive em Itália


Gelati meraviglioso


Ski-resort no Vale de Aosta


De volta à Suíça para repor energia :P


O Jet d'eau em Genebra


Em Genebra não vi pontes com cadeados, mas vi esta com uma bike


Cidade velha, Berna


A Torre do Relógio implorou que tirássemos uma foto com ela


Pormenor de uma casa na capital suíça


Numa rua de Friburgo...


Up in the air em Vevey


Não foi preciso música para nos embalarmos no Lago Léman

Sem comentários: