domingo, 12 de janeiro de 2014

O Lobo de Wall Street


Esta cena é cinco estrelas

Realizador de filmes emblemáticos como "Taxi Driver", "O Touro Enraivecido", "Tudo Bons Rapazes" (o meu preferido) e "The Departed - Entre Inimigos", Martin Scorsese há já muito tempo pertence ao panteão (palavra muito em voga na última semana) dos nomes maiores da Sétima Arte.
Aos 71 anos de idade, o realizador continua a presentear-nos com obras de elevado calibre. "O Lobo de Wall Street", atualmente em exibição nas nossas salas de cinema, um filme brilhante a vários níveis, é o exemplo mais recente.
Diálogos acutilantes (como o do almoço entre as personagens interpretadas por DiCaprio e McConaughey), cenas inesquecíveis (como a da foto que escolhi para ilustrar este texto), interpretações assombrosas (não só do protagonista) e uma mise-en-scène... do caraças (o adjetivo é fraco, mas diz muito) fazem deste filme, em minha opinião, um dos melhores de Scorsese.

Falar de "O Lobo de Wall Street" e não fazer uma menção especial a Leonardo DiCaprio seria uma tremenda injustiça. O ator, por vezes estigmatizado por quem sempre o viu como uma carinha laroca, sobretudo na década de 90, já deu provas, em inúmeras ocasiões, de que é um dos melhores da sua geração. Neste filme, o quinto em que é dirigido por Scorsese, Dicaprio é extraordinário na pele de Jordan Belfort. Mais colaborações entre o realizador e o ator são muito bem-vindas.

Sem comentários: